segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Visitas Técnicas e Aulas de Campo: Pra que mesmo?

Baobá - Praça dos Mártires (Passeio Público)
Sempre que um professor deseja confrontar seus alunos com a realidade ou ainda faze-los vivenciar aspectos teóricos na prática, ele pode optar por sair e fazer uma visita técnica ou ainda uma aula de campo.

Praça dos Mártires (Passeio Público) - Explanação da Professora Regina Guimarães 


Aulas de campo representam a saída do universo escolar para o estudo in loco, ou seja, o local visitado se converte em um laboratório real onde professores e alunos assimilam mais facilmente conhecimentos teóricos através dessa visualização e vivências práticas.

Aluno Gean guiando a turma pelas dependências da CETUR
 As visitas técnicas, por sua vez, oportunizam a vivência da realidade muitas vezes sem interferência direta do professor, uma vez que outros profissionais se tornam os facilitadores do conhecimento disponibilizado ao aluno.


Como professor da área de Turismo e Hospitalidade, aulas de campo e visitas técnicas são momentos ímpares para oportunizar aos alunos a vivência da realidade turística cearense. Nessa caminhada junto à comunidade discente, tivemos a oportunidade de "visitar" alguns lugares e de oportunizar o acesso ao (re)conhecimento das diversas potencialidades que podem ser percebidas nos mais variados espaços ditos turísticos.

Escadaria da Praça Gal. Tibúrcio (Praça dos Leões)
Um dos primeiros "espaços" que sempre procuramos visitar é o Centro Histórico de Fortaleza/CE, uma vez que acreditamos ser imprescindível a valorização da história fortalezense, bem como, a construção de um sentimento de pertença a esse contexto histórico e de reconhecimento da evolução da capital cearense como do próprio estado. 

Theatro José de Alencar

Igreja do Rosário
Fortaleza pode ser considerada como uma cidade nova frente a muitas cidades e capitais brasileiras, ainda assim tem em muitas de suas edificações o retrato de sua história. Os prédios da capital cearense são em sua grande maioria de estilo clássico e neo clássico. Tem-se ainda alguns com traços remanescentes do barroco (como é o caso da Igreja do Rosário) e outros ainda com traços de Art-Nouveau (como prédio do Theatro José de Alencar).

 

Outros espaços visitados com alunos foram os espaços de compras e os templos e espaços de fé e história ambos em Fortaleza/CE.

CETUR
Mercado Central
Na tentativa de conhecer o potencial do turismo de compras em Fortaleza, Centro de Turismo, Mercado Central, Avenida Monsenhor Tabosa e CEART foram os espaços visitados e permitiram aos alunos e professores conhecerem muito do artesanato do Ceará, bem como, as confecções e calçados produzidos no estado.
 
Av. Monsenhor Tabosa

CEART
Caminhando pela fé e história do povo fortalezense/cearense, tivemos a oportunidade de reconhecer a religiosidade do povo nordestino e o potencial que isto pode configurar-se para o turismo local.

Igreja de Nsa. Sra. da Conceição da Prainha (Seminário da Prainha)

Catedral Metropolitana (Igreja da Sé)
 

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Igreja do Carmo

Igreja de Fátima

Estátua de Nsa. Sra. de Fátima (Praça Pio XI)


Igreja de Nsa. Sra. da Conceição da Prainha, Igreja de Nsa. Sra. de Fátima, Santuário do Coração de Jesus foram alguns dos templos visitados. 

Mirante na Praia de Mundaú - Trairi/CE
Outros pontos aos quais vistamos foram as cidades de Trairi e Aquiraz, ambas no litoral cearense.

Pousada das Marés - Empreendimento hoteleiro em Mundaú.

A visita a cidade de Trairi nos possiblitou, dentre outras coisas, apreciar as belezas naturais da região, conhecer seu potencial turístico e observar seu parque hoteleiro.


Lagoa de Messejana - Fortaleza/CE
Aquiraz por sua vez, nos possibilitou a caminho de suas terras conhecer um pouco de um dos bairros mais populosos de Fortaleza: Messejana, com sua bela homenagem a seu filho ilustre, José de Alencar, e sua mais famosa obra, Iracema. Conhecemos também o Centro das Tapioqueiras, lugar tranquilo para se apreciar uma das iguarias de nossa terra.

Centro das Tapioqueiras - Fortaleza/CE

A chuva foi-nos traiçoeira e acabou nãos nos permitindo apreciar plenamente o centro histórico de Aquiraz e as belezas de suas praias (fica para uma próxima...).

Igreja de São José de Ribamar - Centro Histórico de Aquiraz/CE

Bom, esse foi algumas de nossas incursões pelo Ceará. Espero que em breve tenhamos mais visitas e aulas e possamos compartilhar com todos vocês... Ah, e por sinal, alunos queridos, que lugares cearenses (e isso inclui Fortaleza) vocês gostariam de visitar em uma aula de campo/visita técnica? Tô no aguardo de sugestões...

Abraços e até uma próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário