Onde trabalho e em parte das escolas do estado do Ceará, entrou-se na maratona de fim de semestre letivo (sim, ainda nao terminamos o ano de "2010" e ainda tem período de recuperação hehe... fazer o que, né?). Estamos em semana de provas bimestrais, provas outras, trabalhos. Como trabalho em uma escola de educação profissional além das matérias da base comum (matemática, português, história e as demais), se tem as disciplinas na base técnico-profissionalizante. Essa parte do currículo segue um foma particular de atuação. Pra se ter uma idéia, estou com recuperação paralela em uma e ministrando outras duas disciplinas (professor sofre, eu sei) e lá vai eu ter que elaborar prova e trabalhos...
Marketing do Turismo é a disciplina já concluída e em fase de recuperação paralela... O pobre do professor tenta (desesperadamente, diga-se de passagem) fazer os alunos entenderem que eles tem que estudar (sim, meus queridos, vocês PRECISAM ESTUDAR para concluir com aprovação o ano letivo...) e que eles não estão na escola "a passeio".
Eu acredito que alforria de muitos está nos estudos e na vontade imensa de mudar o entorno e a própria trajetória de vida... Me pergunto quando eles vão entender e internalizar essas idéias e ideiais... Me chamem de utópico, mas acredito nisso, sim...
Bom, mas voltando ao Marketing Turístico... Os trabalhos aplicados ao longo da disciplina ofereceram (ou tentaram oferecer) aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e que estes não ficassem no plano da teoria.
Ao longo da disciplina, defendemos a necessidade de se contextualizar esse conhecimento e que os educandos pudessem aplicá-los e compreender sua dimensão dentro da realidade turística. Marketing precisa ser entendido no âmbito de sua atuação, ou seja, dentro da realidade de mercado. Seu objetivo, como defende Eduardo Zardo no livro "Marketing aplicado ao Turismo", é conhecer e compreender o cliente de modo que o produto ou serviço se ajuste a esse cliente e a venda aconteça por si.
Balizados por essa idéia, caminhou-se em algumas estratégias que podem ajudar as empresas e organizações a atingirem seus objetivos.
Estudamos, os aspectos de Composto de Marketing de forma a compreendermos os diversos aspectos que se tem que dominar para direcionar esforços para se atingir os objetivos do marketing. Se usou um texto iinteressante que adaptava o estudos dos "P" do Marketing ao turismo (disponível em: http://www.univercidade.br/uc/cursos/graduacao/tur/pdf/artigos/20081/ospmktur.pdf).
Estudou-se ainda Segmentação de Mercado, para se entender como direcionar esforços para públicos e alvos específicos (textos interessantes disponíveis em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D96040554BFAFB9B03256D520059AE80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf e http://www.turismo.pucminas.br/r2n3/Artigos/Segmentacao%20do%20Mercado%20Turistico.pdf).
Observamos ainda as diversas Políticas de Marketing (de Produto, de Distribuição, de Preço, e de Comunicação) de maneira a entender qual a melhor postura a tomar diante de uma determinada conjuntura.
De forma a instrumentlizar alunos, se estudou também Pesquisa de Mercado, instrumento efetivo na tentativa de saber a conjuntura que se insere, se conhecer o público que se quer atingir e as necessidades sempre cambiantes da demanda turística.
Enfim, essas foram algumas das temáticas abordadas e sempre contextualizadas na realidade, para se garantir que o conhecimento teórico tivesse ecos na realidade da atividade turística.
Cabe aos alunos (repito) estudar!
Outros links interessantes:
- Marketing, Turismo e Hotelaria: Estratégias de marketing adotadas por hotéis de grande porte na região dos Campos Gerais (disponével em: http://www.pg.cefetpr.br/incubadora/wp-content/themes/utfpr-gerec/artigos/47.pdf)
- Vídeos institucionaos do destino Brasil produzidos e veiculados pelo Ministério do Turismo (disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/multimidia/galeria_videos/)
- Vídeo sobre o destino Ceará (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hWMF8sCfbQc)
Algumas campanhas de turismo que valem a pena refletir do ponto de vista do Marketing:
Um olhar sobre essas campanhas, nos permite refletir sobre facetas "tabus" do turismo, mas uqe precisam ser refletidas por aqueles que se aventuram a estudar o fenômeno turístico.
Por enquanto é isso, depois vem mais aspectos para se pensar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário