Onde trabalho e em parte das escolas do estado do Ceará, entrou-se na maratona de fim de semestre letivo (sim, ainda nao terminamos o ano de "2010" e ainda tem período de recuperação hehe... fazer o que, né?). Estamos em semana de provas bimestrais, provas outras, trabalhos. Como trabalho em uma escola de educação profissional além das matérias da base comum (matemática, português, história e as demais), se tem as disciplinas na base técnico-profissionalizante. Essa parte do currículo segue um foma particular de atuação. Pra se ter uma idéia, estou com recuperação paralela em uma e ministrando outras duas disciplinas (professor sofre, eu sei) e lá vai eu ter que elaborar prova e trabalhos...
Marketing do Turismo é a disciplina já concluída e em fase de recuperação paralela... O pobre do professor tenta (desesperadamente, diga-se de passagem) fazer os alunos entenderem que eles tem que estudar (sim, meus queridos, vocês PRECISAM ESTUDAR para concluir com aprovação o ano letivo...) e que eles não estão na escola "a passeio".
Eu acredito que alforria de muitos está nos estudos e na vontade imensa de mudar o entorno e a própria trajetória de vida... Me pergunto quando eles vão entender e internalizar essas idéias e ideiais... Me chamem de utópico, mas acredito nisso, sim...
Bom, mas voltando ao Marketing Turístico... Os trabalhos aplicados ao longo da disciplina ofereceram (ou tentaram oferecer) aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e que estes não ficassem no plano da teoria.

Balizados por essa idéia, caminhou-se em algumas estratégias que podem ajudar as empresas e organizações a atingirem seus objetivos.
Estudamos, os aspectos de Composto de Marketing de forma a compreendermos os diversos aspectos que se tem que dominar para direcionar esforços para se atingir os objetivos do marketing. Se usou um texto iinteressante que adaptava o estudos dos "P" do Marketing ao turismo (disponível em: http://www.univercidade.br/uc/cursos/graduacao/tur/pdf/artigos/20081/ospmktur.pdf).
Estudou-se ainda Segmentação de Mercado, para se entender como direcionar esforços para públicos e alvos específicos (textos interessantes disponíveis em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D96040554BFAFB9B03256D520059AE80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf e http://www.turismo.pucminas.br/r2n3/Artigos/Segmentacao%20do%20Mercado%20Turistico.pdf).
Observamos ainda as diversas Políticas de Marketing (de Produto, de Distribuição, de Preço, e de Comunicação) de maneira a entender qual a melhor postura a tomar diante de uma determinada conjuntura.
De forma a instrumentlizar alunos, se estudou também Pesquisa de Mercado, instrumento efetivo na tentativa de saber a conjuntura que se insere, se conhecer o público que se quer atingir e as necessidades sempre cambiantes da demanda turística.
Enfim, essas foram algumas das temáticas abordadas e sempre contextualizadas na realidade, para se garantir que o conhecimento teórico tivesse ecos na realidade da atividade turística.
Cabe aos alunos (repito) estudar!
Outros links interessantes:
- Marketing, Turismo e Hotelaria: Estratégias de marketing adotadas por hotéis de grande porte na região dos Campos Gerais (disponével em: http://www.pg.cefetpr.br/incubadora/wp-content/themes/utfpr-gerec/artigos/47.pdf)
- Vídeos institucionaos do destino Brasil produzidos e veiculados pelo Ministério do Turismo (disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/multimidia/galeria_videos/)
- Vídeo sobre o destino Ceará (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hWMF8sCfbQc)
Algumas campanhas de turismo que valem a pena refletir do ponto de vista do Marketing:
Um olhar sobre essas campanhas, nos permite refletir sobre facetas "tabus" do turismo, mas uqe precisam ser refletidas por aqueles que se aventuram a estudar o fenômeno turístico.
Por enquanto é isso, depois vem mais aspectos para se pensar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário