quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Início de ano com novas carinhas no poder...

O ano de 20111 já iniciou sendo marcado pela posse de nossa nova presidente, dos gorvenadores de estado, deputados e senadores. Essas posses sinalizam mudanças vindouras no cenário político em nível nacional e estadual. O Setor do Turismo, como atividade econômica fortemente influenciada pelas reviravoltas políticas, vê nessas novas conjuturas um novo espaço para sua evolução (bem como para seu retrocesso, caso seja mal conduzido).
Em nível nacional, temos Pedro Novais assumindo o ministério do Turismo e, aqui, no Ceará temos Bismarck Maia na condução da Secretaria de Turismo. Aqui em Fortaleza, vale lembrar, temos a Bel. em Direito Patrícia Aguiar a frente da SETFOR (Secretaria de Turismo de Fortaleza). Com esses ilustres novos nomes e novos horizontes políticos, vêm-nos alguns questionamentos: como ficará a condução das políticas públicas voltadas ao turismo ante essa nova configuração? Quais benefícios essa nova conjuntura trará para a atividade turística e para aqueles que dela se beneficiam direta ou indiretamente?
Ao longo da história política do Brasil, o turismo veio ganhando importância marcante através das ações políticas promovidas pelo governo. Em 2003, foi lançado pelo governo federal o Plano Nacional de Turismo - PNT que visa o norteamento das ações para o desenvolvimento do turismo a nível nacional, estadual e local.  Não se pode, ainda, esquecer outras iniciativas governamentais que pontuaram o cenário político de fomento à atividade turística: criação do Ministério do Turismo (2003); Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR (2004); Plano Nacional de Turismo, qualificação da Embratur como Instituto Brasileiro de Turismo e o Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT (1996); o Plano Nacional de Turismo – PLANTUR (1990) (politica não-efetivada em decorrência da instabilidade política do período); criação do Conselho Nacional de Turismo e da Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR (1966). Bom, não podemos negar que o turismo vem conquistando espaço no cenário político ao longo do tempo e teve marcante boom após o governo Lula. 
Nossas dúvidas ficarão sem respostas até os novos governos apontarem suas diretrizes políticas, até lá esperemos as cenas do próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário