domingo, 10 de julho de 2011

Arte!!!! Ode ao Libertador...

Os que me conhecem sabem disso, sou um pouco de tudo e também artista.
Saibam um pouco do trabalho ao qual atualmente venho me dedicando.

Ode ao Libertador: Canto de porões e alforrias 

A ode é uma peça teatral de Annalies Borges e Marina Brizeno, com músicas de Fernando Rosa e Alan Mendonça, direção musical e arranjos de Simone Sousa e direção teatral de Soares Júnior, coreografias de J. Júnior, que aborda o momento histórico da abolição da escravatura no estado do Ceará, através da figura heróica de Dragão do Mar.


A montagem da peça está sendo realizada pelo Grupo Todos os Cantos e o Grupo Teatro Vitrine através do Edital de Intercâmbio entre Grupos de Teatro da Secultfor e tem estréia prevista para outubro.


As músicas que irão compor o espetáculo partem de uma abordagem histórica, apresentando de forma panorâmica fatos e personagens que foram representativos para que o estado do Ceará fosse pioneiro no processo de abolição dos escravos. Além disso, aborda a forte influência da cultura africana como formadora da base musical de grande parte da nossa cultura popular, através do maracatu, da festa de coroação dos reis de congo, do coco de praia e da religiosidade, bem como, aborda vocábulos que usamos em nosso cotidiano que têm origem na língua africana.

Além desse apanhado geral da cultura negra, a pesquisa para a elaboração das músicas envolveu a leitura e a releitura de diversos textos da época da abolição, tais como: textos ligados à Sociedade Libertadora Cearense, anúncios de negros fugidos e o poema Navio Negreiro de Castro Alves.


Atualmente, suas músicas vêm sendo apresentadas no Programa "Domingo Musical" do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC.


Aguardem que já já ela estréia com tudo.

Matérias relacioandas:

Portal G1: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/07/dragao-do-mar-recebe-peca-ode-ao-libertador-canto-de-poroes-e-alforrias.html

Site Dragão do Mar: http://www.dragaodomar.org.br/materias.php?pg=domingoMusical

domingo, 12 de junho de 2011

Reflexões...


Mais uma semana inicia, outra finalizou e você fez o que? E eu fiz o o que?

Fiz tanta coisa... Fui professor, fui amigo (eu acho), fui irmão, fui filho, fui aluno, fui tutor, fui coralista, fui reflexivo, fui a Juazeiro do Norte e Barbalha, fui expectador-avaliador, fui...

Mas fui o suficiente? Alguém me dá essa resposta?

domingo, 8 de maio de 2011

E hoje é dia das Mães...


Sabe quando você está dentro do quarto, ou no banho ou em qualquer lugar da casa ou da rua e até pode caminhar até ela, mas ainda assim você prefere gritar: Manhêeeeeeeeee!!!!
É tão sonoro e tão fantasticamente doce gritar esse nome de três letras que ganha uma boa nasalizada e um longo prolongamento no final.

Mãe é um ser tão fantástico que nem o Aurélio® se atreveu a uma definição completa.
Mãe é um ser complexo e também maravilhoso e é único no mundo e a minha é a melhor... desculpe-me meu caro a sua não se compara a minha.... e você quer mesmo saber o porquê?

Sabe a mistura de operário, rainha, sábio, bruxa, padre, psicólogo, amiga, namorada, delegado, advogado, juiz, babá e tantas outras profissões numa mistura perfeita? 

Sabe a criatura mais insuportável do mundo que diz o que tu não queres ouvir, manda tu fazeres o que tu não queres fazer, te proíbe, te controla e ainda assim te ama com um amor tão grande que já ficou e ficará horas acordado velando teu sono até tu acordares melhor, que sempre se preocupará contigo mesmo na distância, que te amará de tal maneira que uma das maiores alegrias delas e ver tuas alegrias... Essa pessoa assim é minha mãe!!!! E eu a amo!!!!!!!

A primeira mulher da minha vida que será eterna. Será testemunha e parceira em todas minhas vitórias. Que sempre estará ao meu lado mesmo quando estivermos distantes.

Agradeço por ela existir e por Deus ter sido tão bom de tê-la colocado ao meu lado, me ajudando e me dando sorrisos de apoio e incentivo.

A ela, uma montanha de beijos!
E uma única frase: Manhêeee, eu te amo!!!

domingo, 17 de abril de 2011

Para refletir...

Quantas vezes paramos para perguntar sobre nós mesmos, sobre o quem somos e queremos ser... Quantas vezes refletimos sobre nós?

Resposta difícil, não é? Tão mais fácil é pensar nos outros, nos defeitos do outro, em seus comportamentos, filosofias, ações...

Pois paremos e pensemos em nós... temos que parar de nos portar como vítimas do mundo e entendermos que somos consequência da trajetória de vida que escrevemos. Tudo o que somos é reflexo do que semeamos ao longo de nossa existência. 



Assim sendo, qual o destino/futuro você está escrevendo pra você mesmo? Quando você vai acordar e entender que se você anseia uma vida melhor, um mundo mais justo, essas mudanças devem começar em você mesmo?

Pare de reclamar e aja! Faça acontecer! Mude! E com uma nova postura vá paulatinamente mudando as coisas a seu redor. Seja alguém melhor a cada dia para si  para os outros e assim a vida lhe recompensará na hora certa com a merecida vitória.

Fácil? Não, não é... Impossível? Não, também não é... Dê o primeiro passo, saia de sua zona de conforto, deixe de esperar que tudo caia sobre seu colo. Faça sua parte por você independente do mundo e do que os outros pensam ou deixam de pensar... 

Mude, antes que você que o futuro que você escreveu para si não possa mais ser mudado.


Lembre-se: "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória"

O que andam dizendo por ae...


Esses dias, grandes polêmicas foram geradas por declarações feitas por políticos brasileiros, Jair Bolsonaro e Marco Feliciano, ambos eleitos pelo estado do Rio de Janeiro.


O primeiro declarou publicamente no programa CQC da Rede Bandeirantes seu saudosismo pela Ditadura Militar e sua postura precoceituosa frente aos afro-descendentes. Ao ser questionado pela cantora Preta Gil sobre o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma negra, o deputado solta a seguinte resposta: "Oh Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu." Fora essa peróla, ele ainda foi questionado sobre as cotas raciais e respondeu dizendo ser contra e que não entraria num avião ou não seria operado por um graduado no sistema de cotas.

Veja vídeo na íntegra: 



O que nos espanta numa declaração como essa, é o forte teor de preconceito eivado de uma pessoa que se diz representante do povo brasileiro. O que ele quer dizer com "promiscuidade"? Ele está insinuando que se envolver com uma negra é sinônimo de uma relação promíscua? Que ambientes ele julga que a cantora Preta Gil tenda frequentado que os filhos deles jamais teriam postos os pés? Por ela ser negra isso faz dela frequentedora de lugares indignos ou impróprios? 

Onde vamos chegar com pessoas como essa como representante do interesse do povo brasileiro?

Continuando, temos ainda as twittadas do Deputado e Pastor Marco Feliciano. 
Esse senhor postou o seguinte em seu twiter:

"Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss"

"Gn.9 onde Cão ri da nudez do pai, é polemico. Alguns eruditos afirmam q a palavra rir aponta pra prazer entao o filho abusa da nudez do pai..."

"Sendo possivelmente o 1o. Ato de homossexualismo da história. A maldição de Noé sobre Canaã toca seus descendentes diretos, os africanos...." 

"Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, aids. Fome... Etc"

"A maldição q Noe lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, dai a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!"

 O pastor tenta encerrar a discussão (ele deve ter levado milhares de twittadas em repúdio a tamanha asneira) com a seguinte frase:

"E minha posição é: Sou Cristao Não sou Homofobico nem Racista! Tenho nojo de racismo e de preconceito. E q toda MALDIÇÃO é quebrada na Cruz!"

Desculpem minha ignorância, mas fui o único a entender que ele FOI preconceituoso?

Meus caros, o dito pastor, usando a bíblia cristã, afirma ter uma maldição sobre o povo africano originada em Noé ao amaldiçoar a descendência de Canaã. Ok, aceitemos o relato biblico... Mas se TODA maldição é quebrada na cruz (de Cristo), como ele próprio afirma, como ainda tem essa maldição sobre a África? O sacrifício de Jesus salvou a TODOS ou não? E o brasileiro, descendente direto do povo africano graças a nossa grande miscigenação, também não carrega em seu DNA e sangue a maldição de Noé?

Meus caros, esse é o grande problema de algumas correntes dentro do movimento protestante. Esse livre direito de interpretação bíblica, dá a alguns o direito de adaptar a bíblia a sua conviniência e condenar alguns e salvar outros. 

Frases como "Só Cristo salva!" gritada aos quatro ventos pelos evangélicos mostram essa visão equivocada da bíblia. Sigamos uma certa lógica:

Se Cristo e o Pai são um (“Eu e o Pai somos um” - João 10:30) ou ainda se Cristo é Deus único junto com o Pai e o Espírito Santo, então podemos chamar Jesus de Deus, certo? Se essa afirmação está certa, que Jesus é Deus, então: Só Deus salva.
Se "Aquele que não ama conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4:8), podemos afirmar que Deus é a personificação do amor, ou seja, que Deus é amor, certo? Se esta afirmação também está certa, então: Só o Amor salva.

Vejam que esta simples lógica permite que TODOS aqueles que vivem o verdadeiro amor também sejam salvos pelo sacrifício do Deus Humanizado, o Cristo. E o amor é a máxima do pensamento de TODAS as religiões espalhadas pelo mundo. A prática do amor e da caridade é o que move a fé de todos e, assim sendo, vivendo esse amor, todos estão sob o sacrifício de Cristo. Todos tem direito a salvação herdada na cruz.

Já questionei irmãozinhos sobre o povo judeu. Segundo a bílblia cristã, o povo judeu (hebreu) é a raça eleita por Deus (Vejam a profecia de Isaías, capítulo 43). Contudo eles entregaram o Messias para Cruz. Renegaram a salvação esperada e nos dias de hoje NÃO acreditam em Cristo. Vos pergunto então: Acreditando que só Cristo salva e que o povo judeu,  a raça eleita, não acredita em Cristo, isto quer dizer que o povo escolhido pelo Deus cristão não tem a salvação? O povo que Deus escolheu (segundo a bíblia) está condenado ao fogo eterno?

Percebem???



Baseados em falsas interpretações do evangelho do Cristo e dos relatos do velho testamento, muitos cristão atuais saem condenado as pessoas e se tornam juízes em nome de Deus. Quem somos nós para julgar? Se Deus não nos condena porque nos achamos no direito de posse de duas dúzias de trechos bibílicos de condenar o outro?

E quanto pior é essa postura quando ela vem de um (pseudo)representante da vontade do povo.

Meus queridos, esse post é para refletir. É para sairmos na estagnidade de nossos pensamentos cristalizados e passarmos a questionar o que nos apresenta e para, especialmente, entedermos que é no amor ao próximo e a Deus (com/em qualquer denominação) que devemos pautar nossas ações e nossa forma de encarar e viver a vida.

Cuidado com esses falsos baluartes da moral e da fé que se infiltram no poder instituído, que se elegem como representantes do povo. Eles são um perigo! São repletos de preconceito e sujam os plenários com seus textos falaciosos que mais enganam do quem se baseiam na verdade e preceitos do amor vedadeiro.

Pensem! E descubram que Deus está além. Que Ele é bem maior que nossa pequenez. Tão maior que independente do nome e da denominação Ele ama a todos e a todos deixou de herança a salvação, e para recebê-la Ele só pede uma coisa: "'Amarás o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.' E o segundo mais importante é este: 'Amarás os outros como você ama a você mesmo.' Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois" (Mc 12: 30-31).

domingo, 3 de abril de 2011

Um dia estranho...

Abri o blog hoje com a intenção de comentar os absurdos de uns certos Deputados Federais, um militar e o outro,, pastor evangélico, que soltaram impropérios contra homoafetivos e negros africanos e afro-brasileiros. Me pergunto quais o critérios para um homem desses se tornar deputado, pastor, militar. Não sei como o movimento protestante permite que pessoas como esse senhor conduza seu rebanho, visto o quantidade de preconceito enraizado em sua mente. Ou ainda como pessoas como essas estão no poder... Não sei como a população do Rio de Janeiro permite que estes ainda representem os interesses daqueles que o elegeram. Vergonha! 

Sorte a deles que meu estado de espírito não me permita tecer comentários mais contundentes sobre essas pessoas. Só peço que Deus tenha muita misericórdia deles e que aquilo que eles representam os eduquem na verdadeira humildade, pois ele anda bem longe dela...

Enfim...

Hoje, o dia resolveu brincar com minha cabeça, com meus pensamentos e sentimentos...Um domingo que tinha tudo para ser um dia agradável de descanso, tornou-se um dia atípico...

Sabe quando você acorda e parece que está tudo do avesso, que o sol brilha menos, que a comida tem menos gosto, que algo está definitivamente fora do lugar? Pois passei o dia me sentindo assim...

Me sentia sozinho ainda que cercado pela multidão. Queria está tão longe de meu mundo habitual e, na verdade, me via sentado na frente do PC tentando encontrar ânimo e forças para fazer minhas obrigações. Debalde... tudo que eu começava logo perdia a graça, o interesse... Fiz coisas do trabalho, joguei no PC, li e reli mensagens no email, orkut, twitter, nada me transmitia vontade, tudo parecia tão sem graça, tão vazio...

Que sensações estranhas povoaram meu dia...



Estava a cada minuto pedindo a Deus que o dia acabasse, pois a segunda-feira certamente seria bem melhor.

E será... sem dúvidas...

P.S.: Ah e quanto ao assunto do tais deputados ainda volto a tocar nele... ;)


sábado, 5 de março de 2011

Novos desafios...

Fazia um bom tempo que não me dedicava a escrever neste espaço de idéias compartilhadas. Recesso escolar, corre-corre do dia a dia e tantas outras coisas me impossibilitaram de sentar e escrever, expor idéias...

Estamos no início de um novo começo... sim, mais um ano letivo se iniciará em breve, para ser mais preciso dia 14 de março de 2011... Perto, não? Pois é, já já a correria voltará, o contato direto com alunos, funcionários e professores. Alunos novos, 04 turmas novas chegando... professores novos, uma galerinha nova compondo o time de professores... novos funcionários e mais gente nova se juntando a gente...

Talvez muitos não percebem os novos desafios que essas novidades todas trazem para cada um de nós... Sim... Tudo novo, novo começar, novos desafios...

O primeiro deles é o desafio de aceitar o novo... novos professores, novos diretores de turma, novos coordenadores e novos colegas conviverão conosco em nosso dia-a-dia, então precisaremos reaprender a conviver com o novo, a dividir espaço, atenção, nossa escola enfim com todas essas novidades. 

O segundo desafio é o "surgir" do terceirão... chegamos ao terceiro ano e com ele veio o desafio de tornar nossos alunos profissionais para encarar com sabedoria e êxito o período de estágio supervisionado. Qual nosso maior desafio? Enfrentar o novo, o desconhecido e aprender com tudo isso...

Outro desafio, é o desafio estrutural... Estrutural?! É isso, sim!! Dividir espaços que já eram meio complicados de administrar com a galerinha que tinhamos, imagem agora com 160 novos meninos e meninas juntos nessa nova caminhada... Hehehehehe!! Este será uim grande desafio. O desafio da paciência e da respeito com os outros.

Enfim, esses são alguns de nossos desafios para ano de 2011... Parece pouco, né? Mas esses dae já dão trabalho demais e, infelizmente (ou felizmente) não são únicos... Mas sobre os outros falamos depois, né? Temos um carnaval para curtir...

Abraços e bom carnaval!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Espaço de todos e para todos... Inclusive para falar de Deus...



Hoje, domingo 27 de fevereiro de 2011 tive o prazer de assistir uma das mais preciosas demonstrações de respeito a pluralidade brasileira. O Programa "Esquenta", apresentado por Rgeina Casé na Rede Globo de Televisão, reuniu em seu palco adeptos de váras religiões. Cantando juntos, vimos católicos, evangélicos, espíritas, candomblecistas, umbandistas... todos juntos numa corrente pra frente de luz, amor e respeito ao próximo.

No dia anterior, tive a oportunidade de ler uma coluna assinada pela cantora e pastora evangélica Aline Barros onde ela afirmava "Deus está acima da religião".

Vocês talvez não entendam o quão, pra mim, é maravilhoso ver a diversidade reunida sem ninguém tentar impor nada. Quão mais maravilhoso seria se todos percebessemos que há um só Deus mas há uma infinidade de formas de cultuá-lo. Uma infinidade de caminhos mas que todos levam ao mesmo Deus, o Pai Criador.

Fantástico será quando todos perceberem que Deus não pertence a nenhuma facção ou segmento religioso. Deus está em tudo, meus queridos, e em todos. Deus está fora dos templos e igrejas. Deus está acima da religião.

Jesus Cristo
Quantas coisas maravilhosas vemos de Deus na vida de cada pessoa independente da religião dela.

Será fantástico, quando os irmãos perceberem que não são donos de Deus e que sua forma de chamar Deus não é a única no mundo. Iavéh, Alá, Jesus, Deus, Emanuel, Brahma, Olorum, Zeus, todos se referem ao mesmo Deus, ao Deus que tudo criou, o Deus que me ama e me quer bem sem sequer eu ter religião ou independente da religião que eu professe.

Alá
Pois sim, meus queridos, existe Deus além da Bíblia cristã, da Torá judaíca, do Alcorão mulçumano, do livro de Vedas hindu, dos relatos griôs dos afro-descendestes, dos escriitos de Kardec e outros mediuns... Livros fantásticos sobre a vida de Deus , sobre os feitos de Deus mas nenhum, repito nenhum, é verdade absoluta. Todos tem a verdade de Deus, mas uma verdade relativa. Eles se complementam e falam do mesmo Deus. Falam de amor... sabiam que tudo nesses livros de resume a uma frase tão bem dita pelo grande Jesus: "Amai a Deus sobre toda as coisas e ao próximo como a ti mesmo"? Está ae meus queridos o ensinamento máximo de Deus: Amai! É o amor que nos liberta. É o amor que nos impede de machucar os outros, de ofende-los, de destruí-los... Enfim, é o amor como sentimento maior que nos impele pra frente e nos faz melhores em nossa caminhada evolutiva.

Olorum
É amando o próximo que respeito a suas escolhas, que entendo que ele tem livre-arbítrio e pode e deve amar a Deus como acha que é melhor pra si. Lembre-se, sua religião ou sua forma de cultuar Deus é única e assim como você quer se respeitado por sua escolha, você deve respeitar a do outro. Não julgue seus irmão por suas escolhas diferentes das suas, se ele está amando a Deus e amando ao próximo ele é tão cristão, católico, espiírita, evangélico, umbandista, candomblecista, judeu, mulçumano, hindu, agnóstico quanto qualquer outro fiel.. enfim aquele que ama conhece a Deus e é tão amado por Ele como qualquer um de qualquer religião que a prática com fé e amor. Como eu... Como você...

Lembre-se, há bondade e maldade em seu coração. Deus nos fez dual como fez tudo na criação. A luz não existe sem a escuridão. O amor não tem sentido sem o desamor/ódio. O tudo só explica porque existe o nada... Nós não somos diferentes. Somos luz e trevas. Somos tudo ou nada. Somos amor e ódio. Somos bom e mal. E como seremos, será reflexo de quais sentimentos nós alimentamos. É comodismo culpar o diabo, sátanas (ou qualquer alcunha que você dê a personificação da maldade) pelos atos humanos. A maldade só predomina nos corações que a alimentam, que sintonizam sentimentos degradantes.

Brahma
Assim sendo, sintonize o Alto, sintonize a luz, a força da natureza. Sentimentos elevados alimentam o amor em nós, nos aproximam de Deus.

Então, queridos  leitores, não me venham com uma série de versículos ou frases de seus livros de fé. Não preciso delas. Sua verdade é sua, não é minha. O Deus que eu acredito, louvo e sigo transcede a livros. Deus está em mim, no meu coração e Ele não me julga. Logo, não será você tão imperfeito quanto eu que irá fazê-lo, só porque você decorou algumas frases de seu livro de fé.

E pra quem adora versículos tem um na bíblia cristã que diz: "E pôr que notas o argueiro que esta no olho do teu irmão, mas não consideras a trave que esta no teu próprio olho ? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro de teu olho, quando tens uma trave em teu próprio olho? Tu, hipócritas, primeiro arranca a trave de teu próprio olho e então veras com clareza para tirar o argueiro do olho de teu irmão". Então, meus caros, cuidem de si. Assim quando largares a imperfeição, você poderá cuidar de teu irmão. Difícil, né? Por isso, eu cuido de mim e tento ajudar meu irmão na caminhada dele...

Acho que é isso. Reflitam e não me condenem... É só minha opinião e cada uma tem direito de ter a sua!

Abraços!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Visitas Técnicas e Aulas de Campo: Pra que mesmo?

Baobá - Praça dos Mártires (Passeio Público)
Sempre que um professor deseja confrontar seus alunos com a realidade ou ainda faze-los vivenciar aspectos teóricos na prática, ele pode optar por sair e fazer uma visita técnica ou ainda uma aula de campo.

Praça dos Mártires (Passeio Público) - Explanação da Professora Regina Guimarães 


Aulas de campo representam a saída do universo escolar para o estudo in loco, ou seja, o local visitado se converte em um laboratório real onde professores e alunos assimilam mais facilmente conhecimentos teóricos através dessa visualização e vivências práticas.

Aluno Gean guiando a turma pelas dependências da CETUR
 As visitas técnicas, por sua vez, oportunizam a vivência da realidade muitas vezes sem interferência direta do professor, uma vez que outros profissionais se tornam os facilitadores do conhecimento disponibilizado ao aluno.


Como professor da área de Turismo e Hospitalidade, aulas de campo e visitas técnicas são momentos ímpares para oportunizar aos alunos a vivência da realidade turística cearense. Nessa caminhada junto à comunidade discente, tivemos a oportunidade de "visitar" alguns lugares e de oportunizar o acesso ao (re)conhecimento das diversas potencialidades que podem ser percebidas nos mais variados espaços ditos turísticos.

Escadaria da Praça Gal. Tibúrcio (Praça dos Leões)
Um dos primeiros "espaços" que sempre procuramos visitar é o Centro Histórico de Fortaleza/CE, uma vez que acreditamos ser imprescindível a valorização da história fortalezense, bem como, a construção de um sentimento de pertença a esse contexto histórico e de reconhecimento da evolução da capital cearense como do próprio estado. 

Theatro José de Alencar

Igreja do Rosário
Fortaleza pode ser considerada como uma cidade nova frente a muitas cidades e capitais brasileiras, ainda assim tem em muitas de suas edificações o retrato de sua história. Os prédios da capital cearense são em sua grande maioria de estilo clássico e neo clássico. Tem-se ainda alguns com traços remanescentes do barroco (como é o caso da Igreja do Rosário) e outros ainda com traços de Art-Nouveau (como prédio do Theatro José de Alencar).

 

Outros espaços visitados com alunos foram os espaços de compras e os templos e espaços de fé e história ambos em Fortaleza/CE.

CETUR
Mercado Central
Na tentativa de conhecer o potencial do turismo de compras em Fortaleza, Centro de Turismo, Mercado Central, Avenida Monsenhor Tabosa e CEART foram os espaços visitados e permitiram aos alunos e professores conhecerem muito do artesanato do Ceará, bem como, as confecções e calçados produzidos no estado.
 
Av. Monsenhor Tabosa

CEART
Caminhando pela fé e história do povo fortalezense/cearense, tivemos a oportunidade de reconhecer a religiosidade do povo nordestino e o potencial que isto pode configurar-se para o turismo local.

Igreja de Nsa. Sra. da Conceição da Prainha (Seminário da Prainha)

Catedral Metropolitana (Igreja da Sé)
 

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Igreja do Carmo

Igreja de Fátima

Estátua de Nsa. Sra. de Fátima (Praça Pio XI)


Igreja de Nsa. Sra. da Conceição da Prainha, Igreja de Nsa. Sra. de Fátima, Santuário do Coração de Jesus foram alguns dos templos visitados. 

Mirante na Praia de Mundaú - Trairi/CE
Outros pontos aos quais vistamos foram as cidades de Trairi e Aquiraz, ambas no litoral cearense.

Pousada das Marés - Empreendimento hoteleiro em Mundaú.

A visita a cidade de Trairi nos possiblitou, dentre outras coisas, apreciar as belezas naturais da região, conhecer seu potencial turístico e observar seu parque hoteleiro.


Lagoa de Messejana - Fortaleza/CE
Aquiraz por sua vez, nos possibilitou a caminho de suas terras conhecer um pouco de um dos bairros mais populosos de Fortaleza: Messejana, com sua bela homenagem a seu filho ilustre, José de Alencar, e sua mais famosa obra, Iracema. Conhecemos também o Centro das Tapioqueiras, lugar tranquilo para se apreciar uma das iguarias de nossa terra.

Centro das Tapioqueiras - Fortaleza/CE

A chuva foi-nos traiçoeira e acabou nãos nos permitindo apreciar plenamente o centro histórico de Aquiraz e as belezas de suas praias (fica para uma próxima...).

Igreja de São José de Ribamar - Centro Histórico de Aquiraz/CE

Bom, esse foi algumas de nossas incursões pelo Ceará. Espero que em breve tenhamos mais visitas e aulas e possamos compartilhar com todos vocês... Ah, e por sinal, alunos queridos, que lugares cearenses (e isso inclui Fortaleza) vocês gostariam de visitar em uma aula de campo/visita técnica? Tô no aguardo de sugestões...

Abraços e até uma próxima!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

E mais coisinhas pra estudar, refletir...

Hoje em sala, recebi pedidos de postagem (fiquei tão feliz em saber que meus alunos estão lendo meu blog e percebendo que ele é um instrumento de auxílio... uebaaa!). Então vamos aos pedidos...

Ao tentarmos compreender a dimensão de ação do fenômeno turístico, nos deparamos com um raio imenso de ação  que aponta que o turismo apresenta uma intrincada complexidade (parece redundante,  não é?). Na tentativa de se mergulhar nessa complexidade e se entender as dimensões e fundamentos do turismo, vários são as correntes de pensamento que se aventuram a estudar a atividade turistíca. Sociologia, Economia, Antropologia, Administração, Psicologia e outras várias áreas da ciência adentram no estudo do Turismo e nele apontam uma série de singularidades. 

É nesse tipo de aventura, é que o Turismo também foi estudado dentro da Teoria Geral dos Sistemas. Mário Beni foi o maior expoente desse estudo em seu livro "Análise Estrutural do Turismo" (Curiosidade: esse livro se encontra na biblioteca de vocês!). Assim, ao se estudar o Sistema Turístico - SISTUR se tenta entender o maior número possível de implicações que o Turismo acarreta e como o meio onde ele se insere o influencia e, muitas vezes, o determina.

Bom, o estudo do SISTUR revela uma série de atores sociais envolvidos e que agregados em seu determinado lócus conseguem produzir e dar mais valor a experência do viajante.

O Sistema Turístico apresenta o fenômeno turístico em sua possíveis relações bem como em suas interferências e nas influências que recebe.


Assim, como a figura acima expõe o SISTUR apresenta três grandes conjuntos ou subsistemas: Conjunto das Relações Ambientais, Conjunto da Organização Estrutural e o Conjunto das Ações Operacionais.

  • Conjunto das Relações Ambientais: apresenta as influências recíprocas do Turismo e do ambiente ao qual ele se insere. Assim sendo compreendido, esse conjunto apresenta-se subdividido em: subsistema ecológico (apontando e analisando as consequências da atividade turística sobre o meio ambiente), subsistema econômico  (a análise do turismo como atividade econômica e sua relação com a economia em si e esta sobre o próprio turismo), subsistema social (análise da ação do turismo em sua interação com a sociedade e as diversas relações estabelecidas entre turismo e sociedade), subsistema cultural (as relações do turismo com os aspectos culturais e as influências que estes exercem mutuamente);
  • Conjunto da Organização Estrutural: analisa a "espinha dorsal" da atividade turística em seus elementos que dão suistentáculo a atividade em si, ou seja, infraestrutura (parte material, física da organização e do espaço) e superestrutura (complexa organização tanto pública quanto privada que permite harmonizar a produção e a venda de diferentes serviços do SISTUR).
  • Conjunto das Ações Operacionais: estuda os aspectos do turismo dentro de sua estrutura de distribuição, ou seja, o turismo dentro da perspectiva de mercado. Mercado aqui entendido pelo conjunto de consumidores de turismo (demanda turística) e pela totalidade de oferta de produtos turísticos (oferta turística).  
Além do SISTUR, temos ainda o estudo do turismo dentro de sua estrutura produtiva e econômica. A análise da Cadeia Produtiva do Turismo é mais uma das várias maneiras de se abordar o fenômeno turístico, sendo esta faceta pelo viés econômico e de mercado.



O esquema acima tenta apresentar o Turismo nas seus inúmeros elos, apontando a maioria dos segmentos impactados pelo efeito multiplicador da atividade turística, bem como os vários setores que movimentam a chamada indústria turística.

Bom, essa são algumas abordagens do estudo do fenômeno turístico e nos permitem tentar entender o raio de ação da atividade... É isso por enquanto crianças... até uma próxima!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dessa vez eu falarei de mim...

Há pessoas que não entendem a forma como eu levo a vida... tenho uma lema clássico que tento aplicar em todos os campos de minha vida. O lema é:

"A vida é simples, NÓS é que somos complicados!"

Já incomodei muita gente com essa frase e muita gente ainda se incomoda com minha postura... Quem tem algo contra a praticidade, levante a mão! Eu não tenho nem um pouco! Hehehehehehe... Não suporto a idéia de ficar aumentando as coisas, de sofrer mais do que o necessário,  de ficar remoendo as imposições da vida, de ficar reclamando daquilo que não posso mudar, de sofrer sem necessidade...

Há quem defenda piamente que eu não tenho sentimentos, pois é gente sinto lhes informar eu tenho! Hehehehehe! Só que ele aparece sempre que se faz necessário e sai de cena sempre que reestabeleço o controle das emoções, simples assim! Já chorei por perder um amor, por não atingir um objetivo, por não ser querido por A ou B, me dei umas 24 horas de "luto" e segui adiante... e vocês querem saber porque... Porque não valia a pena ficar sofrendo, eu me amo demais para ficar tendo pena de mim mesmo...


 

Me digam fãs do sofrimento: adianta chorar o leite derramado? Adianta querer mudar o imutável? A resposta é simples: Não! Então, para que essa complicação toda?




Meus queridos, as coisas já são complicadas por si só, não precisam da gente tornando-as mais complicadas. Viver no mundo é bem mais simples do que vocês podem imaginar... Tracem um objetivo (eu tracei vários e tô atigindo um a um), uma meta e sigam para atingir... Se aparecer no caminho algo que não dá para mudar, não perca seu tempo reclamando, se adequa a situação, tira a lição melhor de tudo o que você está vivendo e segue... Vai ser feliz!

"Perca" seu tempo sofrendo, reclamando por aquilo que você pode investir esforços em mudar... Seja feliz com o que tem e lute por aquilo que o fará mais feliz... Viva! Simples assim!

A vida sempre se apresenta simples para gente vivê-la... Segue assim e tudo será perfeito no final... e se não for perfeito, será pertinho da perfeição!

Para meus aluninhos... mais dicas

Pois é meus queridos, o professor de vocês está tentando ensiná-los a "passar" nos meus inúmeros (e difíceis, segundo vocês... eu nem acho, hunf!) trabalhos e provas...

Por incrível que pareça a solução é bem simples: ESTUDEM!! (hehehehehehehehe)

Brincadeiras a parte, existe um caminho até fácil para vocês driblarem meus trabalhos e se darem bem no final. Sei que a vida de todos vocês (e de todos os alunos do mundo) parece muito ocupada para ter tempo suficiente para meter a cara nos livros, cadernos, sites educativos e por vai. Como todo adolescente que se preza (vamos só lembrar: eu também ja fui um!), vocês tem a vida dividida entre amigos reais, amigos virtuais, namorados, paqueras, ficas, jogos de vídeo game, lans house, shoppings, praças Portugal e tantas outras coisas que os impede de ter o tempo ideal para estudar... Sei que a vida de vocês tem tempo para tudo isso, menos para estudar um pouco mais... Bom entender isso eu até entendo, mas deixar tudo para última hora não dá, né? Até para se suicidar a gente precisa de tempo para planejar, comprar o veneno, escrever a carta de adeus e ae se matar (NÃO FAÇAM ISSO, OK? Isso é só para pessoas infelizes e adolescentes NUNCA são infelizes... fica a dica!)...

Por incrível que pareça a dica máxima é: se planejem com tempo para realizar meus trabalhos (e o de todos os professores). Meus trabalhos exigem que vocês tentem aplicar cada conhecimento adquirido dentro de sala de aula... que vocês reflitam sobre a realidade e apliquem os conhecimentos após analisarem a realidade e se posicionarem frente a ela... Não dá, meus queridos, para fazer isso entre minha aula e as 17 h (não me venham com a frase clássica: "professsor, o senhor recebe até que horas? Até as 17h, né?)... Simplesmente não dá tempo e vocês me entregarão um trabalho que não atingirá êxito satisfatório e ae lá vai eu ter que fazer outro trabalho e vocês irão ficar mais tempo quebrando a cabeça com meus trabalhos (beirando a reprovação, diga-se de passagem)... Ciclo vicioso que não quebra nunca...

Então meus caros, tirem um tempinho diário para ir matando a "onça" (meu trabalho) aos poucos e ae vocês vão conseguir de fato fazer um bom trabalho... Se vocês ainda não perceberam eu vou dizer: Vocês dificilmente farão um bom trabalho se deixarem para fazer na véspera ou no dia da entrega! (Fica mais uma dica!) Vocês precisam de tempo para assimilar a realidade ali exposta  porque vocês precisam se posicionar sobre ela, então analisar requer tempo... Façam isso e vocês terão êxito.

Simples né? Hehehehehe... Tá não é tão simples assim, mas nada que prática não resolva...

Até a próxima dica!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E para meus queridos alunos... Uma mãozinha...

Onde trabalho e em parte das escolas do estado do Ceará, entrou-se na maratona de fim de semestre letivo (sim, ainda nao terminamos o ano de "2010" e ainda tem período de recuperação hehe... fazer o que, né?). Estamos em semana de provas bimestrais, provas outras, trabalhos. Como trabalho em uma escola de educação profissional além das matérias da base comum (matemática, português, história e as demais), se tem as disciplinas na base técnico-profissionalizante. Essa parte do currículo segue um foma particular de atuação. Pra se ter uma idéia, estou com recuperação paralela em uma e ministrando outras duas disciplinas (professor sofre, eu sei) e lá vai eu ter que elaborar prova e trabalhos...

Marketing do Turismo é a disciplina já concluída e em fase de recuperação paralela... O pobre do professor tenta (desesperadamente, diga-se de passagem) fazer os alunos entenderem que eles tem que estudar (sim, meus queridos, vocês PRECISAM ESTUDAR para concluir com aprovação o ano letivo...) e que eles não estão na escola "a passeio".

Eu acredito que alforria de muitos está nos estudos e na vontade imensa de mudar o entorno e a própria trajetória de vida... Me pergunto quando eles vão entender e internalizar essas idéias e ideiais... Me chamem de utópico, mas acredito nisso, sim...

Bom, mas voltando ao Marketing Turístico... Os trabalhos aplicados ao longo da disciplina ofereceram (ou tentaram oferecer) aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e que estes não ficassem no plano da teoria. 

Ao longo da disciplina, defendemos a necessidade de se contextualizar esse conhecimento e que os educandos pudessem aplicá-los e compreender sua dimensão dentro da realidade turística. Marketing precisa ser entendido no âmbito de sua atuação, ou seja, dentro da realidade de mercado. Seu objetivo, como defende Eduardo Zardo no livro "Marketing aplicado ao Turismo", é conhecer e compreender o cliente de modo que o produto ou serviço se ajuste a esse cliente e a venda aconteça por si.

Balizados por essa idéia, caminhou-se em algumas estratégias que podem ajudar as empresas e organizações a atingirem seus objetivos.

Estudamos, os aspectos de Composto de Marketing de forma a compreendermos os diversos aspectos que se tem que dominar para direcionar esforços para se atingir os objetivos do marketing. Se usou um texto iinteressante que adaptava o estudos dos "P" do Marketing ao turismo (disponível em: http://www.univercidade.br/uc/cursos/graduacao/tur/pdf/artigos/20081/ospmktur.pdf). 

Estudou-se ainda Segmentação de Mercado, para se entender como direcionar esforços para públicos e alvos específicos (textos interessantes disponíveis em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/D96040554BFAFB9B03256D520059AE80/$File/310_1_Arquivos_segmercado.pdf e http://www.turismo.pucminas.br/r2n3/Artigos/Segmentacao%20do%20Mercado%20Turistico.pdf).

Observamos ainda as diversas Políticas de Marketing (de Produto, de Distribuição, de Preço, e de Comunicação) de maneira a entender qual a melhor postura a tomar diante de uma determinada conjuntura.

De forma a instrumentlizar alunos, se estudou também Pesquisa de Mercado, instrumento efetivo na tentativa de saber a conjuntura que se insere, se conhecer o público que se quer atingir e as necessidades sempre cambiantes da demanda turística. 

Enfim, essas foram algumas das temáticas abordadas e sempre contextualizadas na realidade, para se garantir que o conhecimento teórico tivesse ecos na realidade da atividade turística.

Cabe aos alunos (repito) estudar!

Outros links interessantes: 

Algumas campanhas de turismo que valem a pena refletir do ponto de vista do Marketing:


Um olhar sobre essas campanhas, nos permite refletir sobre facetas "tabus" do turismo, mas uqe precisam ser refletidas por aqueles que se aventuram a estudar o fenômeno turístico.

Por enquanto é isso, depois vem mais aspectos para se pensar...